fundação mata do bussaco: “imagem clara e definida réstia de sol pela sua mata”

by

a apresentação da imagem institucional da mata do buçaco, das linhas de orientação para os projectos futuros e do programa para a semana santa foram os pontos-chave da conferência de imprensa, promovida pela fundação mata do bussaco, que se realizou na manhã de ontem, 23 de fevereiro, nas instalações do antigo convento de Santa Cruz do buçaco.

António Jorge Franco, presidente do conselho de administração e do conselho geral da fundação mata do bussaco, começou por dizer que na mata “se encontra um património cultural, paisagístico, religioso, militar e histórico, que constitui um espaço impar no nosso país e tem sido designado por muitos como o mais belo bosque de portugal”.

“hoje, queremos que a mata seja ponto de visita obrigatório, para todos quantos apreciam um espaço de inegável valor histórico, de inesquecível contacto com a natureza e onde se sente que a preservação só se entende em comunhão com o usufruto deste espaço de eleição“, disse ainda António Jorge Franco, que reafirmou que os fins da génese da criação desta fundação são o de “recuperar, requalificar, revitalizar e gerir a exploração e a conservação de todo o património, natural e edificado da mata nacional do buçaco”.

[…] também a representante do secretário de estado das florestas e desenvolvimento rural – Rui Barreiro – proferiu algumas palavras. “vamos fazer o possível para apoiar a mata do buçaco. estamos todos juntos e empenhados em levar a bom termo esta fundação. queremos que este trabalho dê os seus frutos”, declarou.

Carlos Cabral, presidente da câmara municipal da mealhada, começou por dizer que “todos nós entendemos esta mata como um local sagrado, mesmo os mais profanos”. “só em maio a câmara da mealhada conseguiu “entrar” neste local sagrado, mas desde então tem tido um empenho extraordinário na sua gestão”, declarou o edil, que ainda acrescentou: “para a mata do buçaco temos que arranjar sempre recursos. no mandato anterior, a autarquia deu um grande contributo financeiro, neste vai acontecer o mesmo e no futuro sei que será igual”.

“este espaço é impar no país e talvez até no mundo”, disse ainda o edil, que garantiu: “contem sempre com o apoio da câmara da mealhada para intervir em todas as áreas”. […]

http://www.jornaldamealhada.com/index.php?tipo=3&link=116&id_conteudo=1414

corrida às 7 maravilhas
naturais de portugal
  

nesta mata centenária, pré-finalista do concurso 7 maravilhas naturais de portugal, sobressai o famoso cedro do buçaco, entre as muitas espécies exóticas, e o palace hotel, tido como um dos mais belos e sumptuosos hotéis de charme do mundo – os dois aspectos mais conhecidos – e divulgados – do buçaco, com demasiada frequência, em prejuízo dessa outra “pérola”, qual santuário verde, que a mata do buçaco encerra. […]

http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6345&Itemid=135

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: