“o parque da sustentabilidade de aveiro vai parar com a profunda degradação das igrejas geminadas!”

by

património histórico salvo da ruína após décadas de incerteza.

“”após décadas de degradação e ameaça de ruína, o conjunto formado pela igreja de Santo António e a capela de S. Francisco, Complexo_Franciscano_Igrejas_Geminadas_Aveiro_1

na freguesia da glória, vai ser alvo de profundas obras de restauro. os dois imóveis religiosos, do início do séc. XVII , monumentos nacionais e propriedade da igreja Católica, figuram entre os projectos a beneficiar de verbas no âmbito da candidatura apresentada pela autarquia de aveiro para criar o “parque da sustentabilidade “ e já aprovada pelos gestores do QREN.

segundo fonte da edilidade, o restauro das duas igrejas geminadas, como são conhecidas, tem garantidos 788 mil euros. os projectos serão feitos este ano.

o conjunto arquitectónico foi alvo de um estudo “exaustivo” por parte de uma equipa da universidade católica a pedido da ADERAV (associação de defesa do património da região de aveiro), http://www.aderav.com/home/ . “é um diagnóstico das patologias extenso. os técnicos concluíram não só ser possível recuperar as igrejas mas também que vale a pena o investimento”, diz Luís Souto, presidente da ADERAV, associação que assumiu “a salvação” daquele património como “bandeira”.

enquanto não começam os trabalhos, “é urgente no imediato” fazer reparações. Igreja_São_Francisco_Degradação_Aveiro

há poucos anos, a estrutura do tecto ameaçava cair, a sacristia teve que ser escorada, os retábulos começaram a ceder e a desintegrarem-se devido a infiltrações de água. e há azulejos presos nas paredes com fita-cola vulgar e pinturas de arte sacra em risco. Igreja_Santo_António_Degradação_Aveiro

na sacristia existem algumas peças de valioso espólio das igrejas: um minimuseu de arte sacra que incluiu um Santo Amaro (séc. XVII), um S. Pascoal, um S. Domingos (séc. XVIII) e cinco santos Mártires, entre outras esculturas. existem ainda um sacrário tardo-maneirista e pinturas do séc. XVIII nos anexos da casa de despacho.

uma das grandes impulsionadoras do restauro das igrejas, Carlota Duarte, religiosa da Ordem Franciscana Secular de aveiro, foi homenageada pela câmara. a zeladora, que se destacou “pelo seu impressionante voluntarismo”, recebeu, por intermédio dos familiares, a medalha de mérito cívico na gala do dia da cidade.””

(artigo na íntegra, não acessível online,  publicado no diário de notícias, edição de 15 de maio de 2009; texto da autoria de Júlio Almeida) (agradecimentos ao Sr. João Calisto pela colaboração na fotoreportagem do interior do complexo franciscano)

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário