“o mirtilo de sever do vouga que rende para fora, tem potencial para turismo local!”

by

“”sever do vouga, devido às condições da sua geomorfologia, com terras altas, e do seu microclima, tem já a maior área de produção de mirtilo, uma baga de cor azul-ceroso que cresce num arbusto de pequeno porte. rico em vitaminas e minerais, o mirtilo melhora a acuidade visual nocturna. daí, aliás, a fama de fruto preferido dos aviadores ingleses na II guerra mundial. é ainda um anti-hemorrágico e antidiarreíco. come-se ao natural, em compotas, em tartes ou gelados ou vinho.

está planeado criar, também, o centro de interpretação myrtillus, que dará a conhecer a planta e o fruto, as fases de crescimento e maturação, bem como os benefícios para a saúde e a sua versatilidade gastronómica. os visitantes poderão até percorrer trilhos pelas culturas existentes.

a AGIM trabalha na dinamização das lojas de produtos regionais, através de um projecto com a associação de artesãos de sever do vouga. iniciativas de turismo no espaço rural ou turismo de natureza são outras actividades tidas como “de potencial local”.””

come-se à macheia, o “fruto potencial local” de sever do vouga, com viabilidade pretendida para turismo local, e que tem rendido para exportação nos últimos anos!

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=1225373

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: