“” O VÍCIO DA RUA “” [sem abrigo e o projecto MASA]

by

“” Mudar mentalidades.

Nascia assim o MASA, um projecto pioneiro no Porto e no país, e que pretende, acima de tudo, ” mudar mentalidades “. ” Salvar uma pessoa é o objectivo principal. masa_salvar_uma_pessoa Se pudermos salvar 10 ou 100, tanto melhor”, esclarece Daniel. O projecto já teve a sua sede numa casa antiga perto do Marquês de Pombal, mas o preço elevado da renda obrigou Daniel Horta Nova e as pessoas que já acolhia a deixar o espaço. Tinham lá, à disposição dos sem abrigo, cinco camas, apenas para situações de emergência ( as pessoas ficavam lá uns dias dormidas_masa até terem condições de irem para um quarto ou para uma casa, só não deviam era sair de lá e voltar para a rua ), uma cozinha para quem tivesse fome a horas tardias, roupa que podia ser levantada por todos aqueles que tivessem frio e um espaço para trabalharem o Vidas ao Luar, o jornal que servirá para ” desmarcarar algumas situações ” e para terem dinheiro para financiar o projecto ( o jornal está neste momento na gráfica à espera de apoios monetários suficientes que lhe permitam ser impresso ). Para além disso, é objectivo do MASA ter um gabinete de apoio psicológico e psiquiátrico, que dará consultas, que se pretendem diárias, a sem abrigo – há já psicólogos e psiquiatras que se disponibilizaram a dar consultas em regime de voluntariado. Isto porque para Daniel Horta Nova, não basta tirar estas pessoas da rua., há que prepará-las antes para a mudança de vida. ” A rua é extremamente viciante. Quando uma pessoa cai nela e fica uns dois a três meses, dificilmente sairá se não houver uma preparação “, defende. E acrescenta: ” não vamos trabalhar com toxicodependentes, nem com alcoolismo, não temos capacidade nem conhecimento para isso. Trabalharemos para a gente que ainda quer ser gente “.

Um projecto que para o director do serviço de psiquiatria da FMUP é uma boa aposta ” se tiver a preocupação de fazer uma avaliação que discrimine as situações: as que são claramente sociais, as que são psico-patológicas, etc. “

Uma coisa é certa: tanto António Palha como Daniel Horta Nova daniel_horta_nova_masa1 acreditam que há pessoas que podem ser salvas. Talvez falte apenas aos próprios acreditarem. E no caso do MASA faltam apoios monetários. Em Dezembro será distribuida nas FNACs do Porto uma pequena brochura com Daniel Horta Nova e Pedro Abrunhosa, uma ajuda que veio de uma actriz da cidade. Pode ser que até lá surjam outras… “”  [ Agradecimentos: Oxalá oxala_apoio e Colégio Nossa Senhora do Rosário colegio_nossa_senhora_do_rosario ( fim… desta reportagem )

nota: a actriz da cidade do Porto que está a ajudar o MASA  é a actriz Luísa Pinto, com o projecto AGENDA 2009, reintegração pela arte, que inaugura a 12 de Dezembro, primeira edição sendo a capa Daniel Horta Nova com Pedro Abrunhosa, à venda na FNAC ( serão 12 agendas mensais sendo a foto de cada capa a de um sem abrigo com alguém famoso ), e que reverte inteiramente para o MASA com a parceria da câmara municipal de matosinhos. Luísa Pinto assumiu recentemente o cargo de directora artística do Cine-Teatro Constantino Nery em Matosinhos. http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Matosinhos&Option=Interior&content_id=1044612

toda as intervenções são aceites e de “quem é gente para ajudar quem quer ser gente, ainda”.

copie onde puder. masa obrigada.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to ““” O VÍCIO DA RUA “” [sem abrigo e o projecto MASA]”

  1. JOAO PAULO Says:

    gostava mais informasao e contatos para puderere ajudare tabem tm.938509355

  2. JOAO PAULO Says:

    aguardo vocos contatos telmova ou telefone ficos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: